sábado, 3 de setembro de 2011

TOMADA NOVO PADRÃO BRASILEIRO - POLARIDADE DO NEUTRO





Novo padrão brasileiro – sem mistérios

Quando fazemos as mesmas tarefas repetidas vezes, adquirimos pratica e desenvoltura na execução dos trabalhos. Para quem lida diariamente com a instalação de tomadas, em especial as do novo padrão brasileiro, o hábito da instalação já não mostra uma dúvida comum de muitos profissionais e iniciantes que se confundem com a polaridade do neutro.

Mais comum do que se imagina, muitos já me perguntaram a respeito.

Utilizar o padrão antigo (NEMA 5P) para comparação não é uma boa, pois por analogia, diríamos que o neutro também é o pino da esquerda.

Opa! Esquerda de quem?

Pois é, do terra é claro. Mas essa afirmação só é válida quando vemos a tomada da forma que ela é apresentada pela norma, com o terra para cima.
É o que mostra a primeira figura.
Atenção pois é comum algumas pessoas montarem extensões e adaptadores considerando os dois terras para baixo, dessa forma haveria inversão entre fase e neutro, um crime para equipamentos eletrônicos.

Melhor então é tentar decorarmos a posição correta da tomada. Ou quem achar mais prático, considerar a inversão do neutro se alinharmos o terra. É o exemplo da próxima figura.

Não muda nada, só a posição da primeira tomada.
A maioria dos fabricantes não marca o “N” do neutro por considerar que a tomada é utilizada tanto em 127V como em 220V.


Lembrando que existem dois tipos de tomadas do novo padrão brasileiro, a de 10A (pino de 4,0mm), para aparelhos que consomem menos como: TVs, DVDs, rádios, etc.; e as de 20A (pinos de 4,8mm), para aparelhos que consomem mais tipo: microondas, secadoras, ferros de passar, condicionador de ar e outros.

O plug de 10 A serve nas duas tomadas, como indicado nessa figura extraída da internet.

Escolha cada uma de acordo com a necessidade dos seus aparelhos, lembrando que o circuito elétrico deve ter fiação e proteção (disjuntores) compatíveis com a carga presumida e as tomadas instaladas.
A segurança da instalação começa com o profissional responsável pela execução da obra. A soma de vários detalhes pode fazer uma grande diferença.

2 comentários:

  1. sou Marcelo eletricista residencial credenciado fis o curso pelo ctp (centro de trenamento de proficionais) de São bernado do campo , pego serviços pros fins de semana aqui na cidade na hora de da o preço de um seviço sempre fica aduvida sera que fui justo , faço serviço tudo dentro das normas gostei de suas tabelas sao claras quanto ao valor cobrado , penso que nao podemos ficar cobrindo orçamento de quem nunca estudou e fas a olho sem calcular nada, gostaria de obetar uma tabela sua detalhada se poder me ajuda agradeço abraço.se possivel mande por email

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, boa tarde.
    Fiquei um bom tempo sem acesso a alguns blogs, desculpe não ter respondido antes.
    Eu fiz uma postagem recentemente que tem uma tabela que uso para me basear no orçamento de alguns trabalhos, está aqui: http://orcamento-instalacao-eletrica.blogspot.com.br/2013/01/como-cobrar-mao-de-obra-eletricista.html
    Da uma olhada e depois me deixa uma mensagem.
    Estou aberto para dúvidas.
    Obrigado, até mais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou mande um e-mail: fminstalacoes@hotmail.com